Lentes de Contato Dentais: Tudo o que você precisa saber deste tratamento

You are currently viewing Lentes de Contato Dentais: Tudo o que você precisa saber deste tratamento

Lentes de Contato Dentais, muitas vezes chamadas de facetas ou laminados cerâmicos, são os materiais finos em tamanho, colocados sobre os dentes para melhorar principalmente a aparência oral estética e salvar os dentes de quaisquer danos.

As lentes dentais são conchas finas, semelhante a uma lente de contato dos olhos (origem do nome) personalizadas que são coladas sobre nossos dentes; para alcançar seu melhor tamanho, forma e cor.

Neste procedimento, uma pequena quantidade de esmalte do dente é retirada. Enquanto as lentes dão a melhor aparência natural aos nossos dentes, também fornecem grandes forças e resiliência a eles.

O que é Lentes de Contato Dentais?

As Lentes de Contato Dentais são conchas finas da cor dos dentes coladas a frente dos dentes, cobrindo-os para alterar e melhorar sua aparência. As lentes geralmente são usadas para alterar a aparência de dentes naturais que foram lascados, quebrados ou descoloridos.

Este procedimento feito, exclusivamente, por Dentistas e é permanente. Ao contrário do clareamento ou de outras formas de clarear e melhorar a aparência dos dentes naturais, normalmente, exigem que os dentes sejam lixados antes da aplicação.

Enquanto muitas pessoas recebem um conjunto de 6 a 8 lentes ao redor dos dentes da frente, algumas botam mais de 20 e outras podem precisar de apenas uma ou duas, dependendo do dano ao dente.

Vantagens e Benefícios das Lentes de Contato Dentais

É um tratamento odontológico minimamente invasivo, exigindo menos tempo de cadeira e riscos, em comparação a outros tratamentos.  Além de um sorriso aprimorado e outras características faciais, elas, normalmente, darão longevidade aos seus dentes.

Elas se integram bem com os tecidos da gengiva. A escolha da cor certa das lentes faz com que tenhamos nossos dentes muito próximos da cor natural, assim como a forma e o tamanho dos dentes.

Benefícios das lentes:

  1. Pode corrigir pequenas imperfeições
  2. Dá uma aparência natural
  3. Procedimento minimamente invasivo
  4. Durável e resistente a manchas
  5. Fácil Manutenção

Quando usar e qual o candidato certo?

Para saber isso, é preciso consultar um dentista, discutir sobre as melhorias estéticas desejáveis ​​e, assim, a solução odontológica adequada a você.

Existem fatores como a oclusão, dimensão vertical e mordida que precisam ser considerados, e só um dentista é capaz disso.

Os problemas dentários que as lentes podem ajudar incluem:

  • Dentes rachados
  • Dentes lascados
  • Coloração do dente
  • Espaços entre os dentes
  • Dentes malformados ou de tamanho
  • Cor insatisfatória dos dentes
  • Dentes desgastados

Os contras das Lentes de Contato Dentais

  • Pode aumentar a sensibilidade dentária em alguns casos
  • Dentes com lentes ainda podem sofrer cárie
  • Pode cair ou lascar sem os devidos cuidados
  • Não é uma boa escolha para aqueles com cárie ou doença gengival, dentes enfraquecidos ou esmalte muito fino

Outra coisa a ser observada: as pessoas que rangem os dentes ou precisam de trabalho ortodôntico podem não ser boas candidatas para facetas. É importante chegar à causa raiz do seu bruxismo ou corrigir dentes desalinhados antes deste tratamento odontológico.

Elas estragam ou amarelam os dentes?

As Lentes de Contato Dentais não estragam e nem amarelam os dentes, pelo contrário, podem melhorar sua aparência. A única questão, é que devem reduzir a quantidade de esmalte dos seus dentes naturais, na maioria dos casos, antes de serem aplicadas.

Como funciona e é efeito o procedimento com Lentes De Contato Dentais

Transformar seu sorriso com as lentes, geralmente, requer três idas ao dentista – uma para consulta e duas para fazer e aplicar.

Consulta 1. Diagnóstico e planejamento do tratamento

Você dirá ao seu dentista o resultado que está tentando alcançar. Durante esta consulta, seu dentista examinará seus dentes para garantir que as lentes dentais sejam adequadas para você e discutirá o procedimento e alguns de seus limites.

Você vai tirar raios-X e possivelmente fazer impressões de sua boca e dentes.

Consulta 2. Preparação

Para preparar um dente para uma lente, seu dentista irá remodelar a superfície do dente, fazendo um pequeno desgaste do esmalte e, assim, deixar o dente moldado para receber as lentes da melhor forma.

Em seguida, seu dentista fará um modelo ou impressão digital dos seus dentes. Este modelo é enviado para um laboratório de prótese dentária, que faz os laminados.

modelo lentes de contato dentais

Geralmente, leva de 2 a 4 semanas para as lentes voltarem do laboratório. Facetas temporárias podem ser usadas nesse meio tempo.

Consulta 3. Colagem

Seu dentista colocará a faceta em seu dente para examinar seu ajuste e cor, removendo e aparando repetidamente a faceta para obter o ajuste adequado, antes de cimentá-la permanentemente no dente.

A cor do folheado pode ser ajustada com a tonalidade do cimento a ser utilizado. Em seguida, para preparar seu dente para receber o laminado, seu dente será limpo e polido.

A corrosão torna o dente áspero para permitir um processo de adesão forte. Um cimento especial é aplicado a lente e então é colocada em seu dente.

Uma vez que a lentes de contato dentais esteja posicionada corretamente, seu dentista irá lançar um feixe de luz especial sobre ele para ativar os produtos químicos no cimento, fazendo com que ele endureça muito rapidamente.

As etapas finais envolvem remover qualquer excesso de cimento, verificar sua mordida e fazer os ajustes necessários.

Antes e Depois das Lentes de Contato Dentais

Antes e Depois das Lentes de Contato Dentais
Antes e Depois das Lentes

Conclusão

As lentes de contato dentais mudam vidas!

Sorria sem constrangimento e deixe todas as suas preocupações para trás. Com estética dental e um belo sorriso, você terá uma vida muito melhor.

Espero que tenha gostado! RGO

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário