Diastema interincisal: Saiba tudo sobre o espaço entre os dentes da frente

You are currently viewing Diastema interincisal: Saiba tudo sobre o espaço entre os dentes da frente

Diastema interincisal – Se o seu sorriso tem te incomodado, você pode ter um espaço entre dois de seus dentes da frente!

Um diastema é um espaço (lacuna) entre dois dentes. Interincisal é o tipo mais comum de diastema, significa que o espaço está entre os dois dentes da frente.

Muitas vezes é resultado da genética, mas pode ser causada por hábitos ortodônticos na infância ou acidentes.

Pode afetar crianças e adultos, mas nem todo adulto tem essa lacuna desde a infância. É mais comum em mulheres do que em homens.

O espaço ou ausência de contato entre as faces proximais de dentes é denominado diastema e pode ocorrer em qualquer um dos arcos dentários.

Normalmente, é observado entre os incisivos centrais superiores, o que gera um grande comprometimento estético e funcional.

Mas fique tranquilo, se você tem diastema interincisal, você está em boa companhia! Madonna, Ronaldo Fenômeno estão entre as muitas celebridades com essa lacuna em seus dentes.

Na maioria dos casos, no entanto, a odontologia estética, como facetas ou resina, será suficiente para fechar a lacuna.  Você também pode usar aparelho ortodôntico para corrigir qualquer desalinhamento, se é isso que está causando seu diastema.

O que é diastema interincisal?

Diastema Interincisal significa uma lacuna (ou espaço) entre os dois dentes da frente. Isso geralmente é causado pela genética, mas também pode ser causado por outros fatores, como hábitos, como chupar o dedo e empurrar a língua.

Diastema

Em alguns casos, os dentes superiores podem parecer muito estreitos para a mandíbula e causar a formação de uma lacuna.

O diastema da linha média é mais comum em pessoas que têm certas origens étnicas, incluindo populações nativas americanas, afro-americanas e latinas.

Também pode ser mais comum em meninas do que em meninos. O diastema não é incomum e, de fato, afeta mais de 60% das pessoas em algum momento de suas vidas.

É mais comum em crianças pequenas e geralmente desaparece à medida que envelhecem. No entanto, a genética pode causar lacunas na idade adulta.

A causa do diastema

Ninguém sabe exatamente por que isso acontece. Existem inúmeras teorias, mas todas são apenas teorias.

Um estudo descobriu que a genética pode desempenhar um papel em se alguém acaba com um diastema na linha média; se seus pais, é mais provável que você também os tenha. Mas ainda não há uma resposta definitiva sobre o que causa esse problema.

Não é causado, somente, por chupar o polegar ou empurrar com a língua. Muitas pessoas assumem que esses hábitos fazem com que a lacuna se desenvolva, mas outras não!

Como prevenir e tratar o diastema?

Você pode prevenir o diastema usando aparelho. Aparelhos vão ajudar a unir os dentes e fechar quaisquer lacunas em sua boca.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar, mas isso é apenas para casos extremos em que houve dano significativo causado por trauma dentário ou doença como doença periodontal (doença da gengiva).

Caso contrário, o tratamento geralmente envolverá aparelhos, resina composta ou laminados cerâmicos.

4 tratamentos odontológicos para diastemas

Aparelho ortodôntico

O primeiro passo no tratamento do diastema é consultar um ortodontista para uma avaliação e consulta. A partir daí, ele determinará a melhor de corrigir o posicionamento dos seus dentes e mordida, utilizando os tradicionais aparelhos com bráquetes e fios metálicos.

Resina Composta

É um procedimento rápido, indolor e acessível para o tratamento do diastema. Um dentista, para fechar a lacuna entre os dois dentes da frente superiores, usa a resina composta.

A resina composta é um material da cor do dente que é aplicado diretamente no dente e endurecido por uma luz especial.

Este tratamento pode ser usado para restaurar dentes lascados ou quebrados, preencher lacunas entre os dentes e proporcionar um sorriso mais branco.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são um dos tratamentos mais populares para fechar os espaços entre os dentes. As facetas são lentes finas que são fixadas na frente dos dentes para melhorar sua aparência.

As facetas dentárias também podem ser usadas para fechar as lacunas entre os dentes e torná-los mais uniformes em tamanho, forma e cor.

Para diastemas, as facetas de porcelana são geralmente recomendadas porque têm melhor resistência a manchas do que resina composta.

Invisalign e Alinhadores Invisíveis no Diastema Interincisal

Alinhadores Invisíveis é um tratamento ortodôntico que envolve o uso de moldeiras transparentes para endireitar gradualmente os dentes ao longo do tempo.

Invisalign Diastema

Invisalign é a marca mais famosa do mundo, quando falamos de alinhadores invisíveis.

Tornou-se cada vez mais popular como uma alternativa aos aparelhos metálicos tradicionais porque pode tratar casos leves de dentes tortos ou desalinhados sem fios metálicos ou braquetes.

Espero que tenha gostado! RGO

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário