Clareamento Dental – A superfície dos nossos dentes é coberta por uma camada de esmalte, que é um elemento branco e semitransparente. A camada interna de dentina é mais escura e relativamente menos transparente.
A cor dos nossos dentes é diferente para cada pessoa. Isso ocorre porque a espessura e a refletância da camada e a translucidez do esmalte e da dentina são diferentes para cada pessoa.
Devido a vários motivos, nossos dentes ficam manchados e, para recuperar a beleza do sorriso, temos que obter a ajuda de um dentista.
Usando um procedimento de clareamento dental, recuperamos o brilho. Como o custo do clareamento dos dentes está diminuindo a cada dia que passa, o procedimento está se tornando cada vez mais popular.
O que é clareamento dental?
O clareamento dental é um processo que fará com que os dentes pareçam mais brancos. No Brasil, é realizado, exclusivamente, por dentistas.
Depois de examinar os dentes, com base em seu conhecimento e experiência, ele poderá encontrar a opção de clareamento mais adequada para você.
Por que os dentes ficam manchados?
Aqui estão as principais causas de um dente manchado:
- Tártaro e Placa
- Bactérias
- Fumar
- Uso extensivo de clorexidina
- Uso extensivo de bebidas (chá, café, vinho tinto, cola)
- O efeito colateral de antibióticos (eritromicina, amoxicilina)
- Suplementos de ferro
- Doenças hematológicas
- Doenças do fígado
- Doenças do esmalte e da dentina
- Medicamentos
- Manchas de tetraciclina
- Trauma
- Materiais restauradores dentários
- Envelhecimento
- Produtos químicos
- Fluorose
Como funciona o processo de clareamento dos dentes
O clareamento dos dentes é um processo que fará com que os dentes pareçam mais brancos. Os produtos de branqueamento, normalmente, são em géis e contêm peróxido, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida e podem remover manchas superficiais, bem como manchas profundas.
Os dentes ficarão mais claros e voltarão à sua tonalidade natural. Existem diversas marcas de géis clareadores disponíveis no mercado.
Existe uma diferença entre um produto clareador usado pelo dentista e um produto comprado na internet. Os dentistas usam produtos que contêm quase 35 a 45 por cento de peróxido, enquanto os produtos de venda livre contêm no máximo 10 por cento de peróxido.
Clareamento no consultório ou caseiro? Em ambos >> Procure um dentista
Quando você deseja clarear os dentes instantâneos, a única maneira segura e eficiente é encontrar um dentista para isso. Ele é o especialista. Depois de examinar os dentes, com base em seu conhecimento e experiência, ele poderá encontrar a opção de clareamento mais adequada para você.
Além disso, ele supervisionará todo o procedimento de tratamento para evitar complicações.
Clareamento dental no consultório
O procedimento dura cerca de uma hora e é realizado na clínica. Um gel clareador é aplicado nos dentes. Ele contém cerca de 25 a 40 por cento de peróxido de hidrogênio.
Em seguida, uma lâmpada especial de aquecimento é direcionada aos dentes por três sessões de 20 minutos com intervalo de cinco minutos. O gel é aplicado novamente durante o intervalo.
Alguns especialistas usam o Laser para potencializar o efeito. Acelera o processo de clareamento. Uma barreira protetora é aplicada para que outras partes da boca permaneçam isoladas dos efeitos dos produtos químicos.
Clareamento dental caseiro
Também existe a opção caseira, onde o dentista dá uma moldeira personalizada de acordo com seus dentes para que você possa fazer o procedimento em casa.
Você aplica um gel nos lugares específicos da moldeira e usa ao dormir por algumas horas.
O efeito é mais lento, podendo levar algumas semanas de uso para atingir o tom desejado.
Espero que tenha gostado! RGO