Hábitos que prejudicam os dentes! Conheça 8 que você pode estar fazendo todos dias

You are currently viewing Hábitos que prejudicam os dentes! Conheça 8 que você pode estar fazendo todos dias

Hábitos que prejudicam os dentes – Qualquer coisa que seja açucarada, como doces, chocolate, biscoitos, bolos e sorvetes podem danificar seriamente os dentes.

Sua boca tem bactérias. Esta bactéria converte o açúcar em ácido e este ácido destrói o esmalte dos dentes.

Os ácidos começam a erodir o esmalte após apenas 20 minutos de contato com os dentes.

Então, se você comerdoces, escove ou pelo menos gargareje imediatamente para lavar o açúcar da superfície dos dentes para evitar que os ácidos destruam o esmalte.

Neste conteúdo vamos conhecer 8 hábitos que prejudicam os dentes!

1. Ingestão de Refrigerantes

Bebidas gaseificadas ou refrigerantes (por exemplo, Pepsi, Coca-Cola, Fanta, Sprite…) são muito refrescantes no calor e nas altas temperaturas, mas são prejudiciais à saúde bucal.

O que os refrigerantes podem fazer aos dentes é tão ruim quanto o dano causado pela cocaína ou metanfetamina nos dentes. Isso se deve ao teor de açúcar, ácido fosfórico e ácido cítrico dessas bebidas.

hábitos que prejudicam os dentes

O açúcar nas bebidas ajuda as bactérias a criar ácidos que, auxiliados pelo teor de ácido cítrico e fosfórico da bebida, destroem o esmalte em poucas horas.

Refrigerantes ou bebidas gaseificadas também aumentam a formação de placa e, portanto, aceleram o desenvolvimento de tártaro ou manchas amarelas nos dentes.

2. Abrir pacotes ou garrafas com dentes

Muitas pessoas costumam usar os dentes para abrir garrafa de cerveja, sachês, pacotes de bolacha ou até mesmo usar os dentes para segurar coisas quando as duas mãos estão ocupadas.

Mas esta é a pior coisa que você pode fazer aos seus dentes. Eles são projetados para mastigar e cortar alimentos e nada mais.

Toda vez que você abre uma garrafa de cerveja ou refrigerante, cada pacote de salgadinho que você rasga ou cada pedaço de fita que você corta está corroendo uma parte do esmalte dos seus dentes.

Se você continuar fazendo isso, pode ter certeza de que terá cáries, dentes lasqueados e, eventualmente, perda integral de dentes.

3. Comer pipoca

Pipocas e filmes andam de mãos dadas. Nos dias de hoje, todo mundo adora pipoca, mas isso pode levar a sérios danos aos dentes. As pipocas precisam de muita pressão para serem mastigadas pelos dentes.

O crocante da pipoca é por causa da pressão que você precisa para quebrá-la na boca. O consumo frequente de pipoca causa danos ao esmalte e também micro fraturas nos dentes.

Hábitos que prejudicam os dentes Pipoca

Rachaduras e microfraturas levarão a sensibilidade e dor e, eventualmente, cáries, perda de dentes e outros problemas dentários.

4. Frouxidão na escovação ou uso do fio dental

Escove três vezes ao dia ou mais. Use fio dental após cada refeição. Se você não fizer isso, seus dentes serão danificados todos os dias de forma lenta, mas constante. A maioria das pessoas no Brasil, não escova antes de dormir. É o pior hábito que você pode ter.

As bactérias em seus dentes serão as mais ativas à noite. Toda a comida presa em seus dentes ajudará as bactérias a criar ácidos que durante a noite continuarão erodindo o esmalte de forma lenta, mas constante.

Portanto, escove todas as noites antes de dormir. O uso do fio dental também é um hábito que não é seguido no Brasil.  A escovação não remove as partículas de alimentos e fibras presas entre os dentes.

Além disso, a placa entre os dentes permanece lá e é convertida em tártaro, se você não usar fio dental.

5. Ranger os dentes ou bruxismo

A maioria das pessoas range os dentes quando está estressada ou mesmo normalmente. É um hábito comum, mas causa danos ao esmalte devido ao atrito.

Atrição é a perda de esmalte dos dentes devido ao desgaste que pode ser causado por este hábito.

Se você tem o hábito de ranger ou bruxismo dos dentes, visite um dentista e faça um protetor bucal.

Não fazer isso garantirá que você perca a camada de esmalte em breve, causando cárie dentária, danos ao nervo e perda do dente.

6. Nadar em piscina com cloro desregulado

Todas as piscinas contêm água clorada. Isso é para evitar o crescimento de bactérias e algas na água. Mas você sabia que esse cloro também pode danificar seu esmalte?

O cloro usado para evitar a contaminação bacteriana e por algas das piscinas pode danificar o esmalte dos dentes. Como? Cloro misturado com água causa a produção de ácidos clorídrico e hipocloroso.

hábitos que prejudicam os dentes cloro

Os ácidos clorídrico e hipocloroso, juntamente com o ácido cianúrico, garantem que a água seja segura para nadar.

Mas se o processo for feito incorretamente, pode haver um aumento da concentração de ácidos clorídrico e hipocloroso, o que causaria extensa erosão do esmalte e aceleraria a desmineralização.

Portanto, verifique a piscina quanto aos processos de cloração corretos.

7. Ingerir bebidas energéticas

Bebidas energéticas como Red Bull, Bali, Monster e similares são muito populares nos dias de hoje. Nos últimos anos, o consumo dessas bebidas tornou-se muito comum e frequente.

Mas você sabia que 100 ml de uma bebida energética podem conter até 270 calorias, ou 15 colheres de chá de açúcar. Isso causa danos extensos ao esmalte pela formação de ácido e erosão do esmalte.

Portanto, evite bebidas energéticas. A bebida mais fresca é a água. Beba bastante água e evite bebidas gaseificadas ou energéticas.

8. Morder ou mastigar gelo – Hábitos que prejudicam os dentes

Muita gente morde o gelo que tem na sua bebida gelada. Mas é a pior coisa que você pode fazer aos seus dentes. Mesmo que você possa morder, o gelo é extremamente duro.

Morder o gelo cria micro fraturas de rachaduras nos dentes, causando cáries e perda de dentes. Da próxima vez que tiver gelo na mão, não o morda. Morder ou mastigar gelo destrói drasticamente o esmalte e reduz a vida útil dos dentes.

Morda o gelo agora e esteja pronto para dentaduras no futuro próximo.

Conclusão – Hábitos que prejudicam os dentes

Evite o acesso nestes itens acima para ter seus dentes saudáveis por bastante tempo. E quando acabar fazendo algum deles, não esqueça de escovar os dentes.

Espero que tenha gostado! RGO

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário