Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: O guia definitivo do tratamento

You are currently viewing Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: O guia definitivo do tratamento

Alinhadores Ortodônticos Invisíveis – Com o aumento da demanda por tratamentos estéticos, o alinhamento dos dentes se tornou fundamental para uma selfie no Instagram, não é mesmo?.

Com isso, mais pessoas buscam alternativas aos aparelhos ortodônticos fixos para melhorar seu sorriso.

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são uma opção estética e confortável para o tratamento ortodôntico tradicional e ganharam imensa popularidade na última década.

Como os aparelhos tradicionais, os alinhadores ortodônticos invisíveis são projetados para mover os dentes um pouco de cada vez. Usá-los coloca uma leve pressão sobre os dentes, reposicionando-os levemente.

Os alinhadores invisíveis são um dos muitos avanços tecnológicos que tornaram o tratamento ortodôntico menos visível, e uma das opções que os ortodontistas usam para mover os dentes e alinhar os maxilares para criar um sorriso saudável e bonito.

Os desenvolvimentos nas tecnologias de alinhadores transparentes aumentaram o número e a complexidade dos casos tratados com esse método.

Proporcionam uma experiência de tratamento estética e confortável, facilitam a higiene oral, causam menos dor em comparação com os aparelhos ortodônticos fixos.

Além disso, reduzem o número e a duração das consultas e requerem menos consultas de emergência. No entanto, o gasto na produção, a dependência da cooperação do paciente e a incapacidade de tratar certas más oclusões limitam o uso de alinhadores transparentes.

O que são alinhadores ortodônticos invisíveis?

Os alinhadores ortodônticos invisíveis, também chamados de transparentes, são um tipo de tratamento ortodôntico que corrige dentes desalinhados ou tortos.

Eles são uma alternativa invisível e removível aos tratamentos ortodônticos tradicionais, projetados em torno de conveniência e flexibilidade.

Os conjuntos de moldeiras (como um pequeno protetor bucal) são feitas sob medida para cada paciente, dependendo da gravidade do desalinhamento dos dentes (má oclusão).

Muitas vezes conhecidos pelo nome do fabricante, como Invisalign®, esses alinhadores às vezes são chamados de ‘aparelhos invisíveis’ devido à sua aparência sutil.

Isso ocorre porque esses alinhadores são transparentes e feitos sob medida para se encaixarem perfeitamente em seus dentes.

Quais casos podem ser tratados?

  • Dentes apinhados – quando os dentes se sobrepõem
  • Sobremordida – quando os dentes superiores da frente se sobrepõem aos dentes inferiores da frente
  • Sobmordida – quando os dentes da frente inferiores se sobrepõem aos dentes da frente superiores
  • Diastema – quando há pequenos ou grandes espaços entre os dentes
  • Mordidas abertas – quando os dentes superiores e inferiores da frente se inclinam para fora e não se tocam quando a boca está fechada. Este é um tipo muito raro de má oclusão.
  • Dentes decíduos (de leite) desalinhados – os alinhadores transparentes podem ser usados ​​durante o tratamento ortodôntico de fase I para dar espaço aos dentes de leite existentes e aos dentes permanentes em desenvolvimento.
alinhadores ortodônticos invisíveis casos

Como funciona o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis

Os alinhadores são projetados para mover os dentes um pouco de cada vez. Antes do início do tratamento, o ortodontista examinará o paciente e fará registros de diagnóstico, incluindo radiografias, fotografias e impressões ou digitalizações dos dentes.

A partir dessas informações, o ortodontista pode chegar a um diagnóstico e, em seguida, trabalhar no software do alinhador para projetar seu sorriso e planejar o processo de tratamento – qual dente se move para onde e em que ordem – orientando os dentes para posições saudáveis.

A movimentação dos dentes é um processo biológico complexo e precisa de supervisão do início ao fim. A maioria das pessoas vê seu ortodontista para um check-up a cada seis em média.

Com o objetivo final em mente, uma série de alinhadores plásticos são criados usando as impressões iniciais do paciente ou digitalizações como ponto de partida.

Como funciona o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis

Recomenda-se o uso de alinhadores 22 horas por dia, ou conforme prescrição do ortodontista. Cada conjunto de alinhadores é usado por uma semana ou duas antes de ir para o próximo conjunto.

Com o tempo, os dentes atingem seus lugares ideais, de acordo com o planejamento do ortodontista.

O número total de alinhadores irá variar de acordo com as necessidades de cada paciente. Tal como acontece com os aparelhos tradicionais, os pacientes precisarão usar contenções depois que seus dentes atingirem suas novas posições.

Quanto tempo leva o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis

O tratamento geralmente leva entre 10 e 24 meses. Mas se você é um adulto que usou aparelho quando criança e seus dentes mudaram um pouco ao longo dos anos, pode precisar de alinhadores de dentes invisíveis por apenas 10 semanas.

O tempo de tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis é baseado em quanto os dentes precisam ser movidos ou girados. Quanto mais sua mordida estiver errada ou quanto mais tortos seus dentes, mais tempo levará.

Tipos de Alinhadores: Marcas x In office

Existem dois tipos de opções de alinhadores transparentes disponíveis:

Os alinhadores de marcas (como o Invisalign) são a opção mais conhecida porque existem há mais tempo. Você precisa visitar um dentista licenciado da marca para receber esses alinhadores, e o processo de tratamento é mais intensivo. O dentista vai escanear seus dentes  planejar e enviar para o laboratório da marca.

Os alinhadores feitos no consultórios, também chamados de alinhadores in office, são mais baratos que os alinhadores de consultório. São feitos pelo próprio dentista, com uso de plastificadora específica e ajustes manuais.

alinhadores ortodônticos invisíveis feitos no consultório

Tanto os alinhadores de consultório quanto os de marcas são feitos de plástico transparente, de grau médico e livre de BPA.

Prós e contras dos alinhadores ortodônticos invisíveis

Além de serem quase invisíveis, também são removíveis. Tire-os para comer, escovar e passar fio dental, ou por curtos períodos para situações de trabalho ou sociais.

Os alinhadores podem não ser o “aparelho” certo para corrigir todo tipo de problema ortodôntico.

Aparelhos visíveis, externos e até mesmo cirurgias podem ser necessários para certos tipos de correções.

Com alinhadores transparentes, attachments (acessórios da cor do dente) serão colocados nos dentes para ajudar os alinhadores a mover os dentes. Esses anexos são removidos quando o tratamento é concluído.

Cuidados a serem tomados

Deve-se tomar cuidado com as bebidas quando os alinhadores estão inseridos, e qualquer coisa que não seja água deve ser evitada. O líquido pode penetrar nos alinhadores e permanecer lá, em contato com os dentes, até que os alinhadores sejam removidos.

Isso pode levar a manchas no alinhador e nos dentes, e se o líquido contiver açúcar e/ou ácido, como encontrado em refrigerantes normais e diet, cáries podem se desenvolver.

Portanto, evite refrigerantes, juntamente com água com sabor, bebidas de frutas, bebidas esportivas e bebidas energéticas. Mesmo um pouco de água engarrafada pode ser ácida!

Se você beber algo açucarado ou ácido, certifique-se de escovar bem antes de colocar seus alinhadores de volta.

Como os alinhadores são removíveis, os pacientes podem ficar tentados a removê-los se sentirem algum desconforto. Os alinhadores não funcionam a menos que estejam na boca! Eles podem ser perdidos ou extraviados quando fora da boca.

Crie o hábito de colocar os alinhadores no estojo quando eles saírem da boca. Não coloque os alinhadores em guardanapos, no bolso ou na bolsa. Também mantenha os alinhadores fora do alcance dos animais de estimação.

Se você perder ou danificar um alinhador, entre em contato com seu ortodontista imediatamente para obter orientação sobre os próximos passos.

Dicas para preservar os alinhadores transparentes

  • Sempre os lave com água fria ou morna após a remoção
  • Não os limpe com água quente porque o calor pode danificar e deformar o plástico
  • Escove e passe fio dental nos dentes antes de usar
  • Mergulhe-os em retentor ou limpador de dentadura
  • Remova os alinhadores antes de comer
  • Limpe os alinhadores com sabão neutro diariamente
  • Nunca os limpe com pasta de dente

Reabsorção radicular e alinhadores ortodônticos invisíveis

A reabsorção radicular é um dos principais problemas do tratamento ortodôntico e sabe-se que os aparelhos ortodônticos fixos podem causar reabsorção radicular, gerando pressão excessiva no nível apical e causando reabsorção radicular apical externa.

A reabsorção radicular constitui uma lesão interna ou externa que promove o encurtamento da raiz dentária e apresenta uma origem multifatorial envolvendo variáveis anatômicas, fisiológicas e genéticas.

No entanto, poucos estudos avaliaram a reabsorção radicular causada por alinhadores termoplásticos.

Uma revisão sistemática realizada em 2017 concluiu que os alinhadores também podem causar reabsorção radicular ao final do tratamento ortodôntico; no entanto, a incidência e gravidade são menores em comparação com os aparelhos fixos.

Os alinhadores transparentes são adequados para mim?

A melhor maneira de responder a essa pergunta é consultar um ortodontista.

Devido à extensa educação e familiaridade dos ortodontistas com os muitos tipos de “aparelhos” (dispositivos usados ​​para mover os dentes/alinhar os maxilares) disponíveis, eles podem sugerir com conhecimento o que é certo para você, com base em seus objetivos de tratamento e necessidades de estilo de vida.

alinhadores ortodônticos invisíveis são adequados para mim?

Muitos ortodontistas oferecem consultas iniciais gratuitas ou de baixo custo, bem como uma variedade de planos de pagamento acessíveis.

Confie no profissional que se dedica a criar seu sorriso saudável e bonito.

Conclusão

Os alinhadores transparentes oferecem uma opção estética e confortável à mecânica fixa convencional.

A obtenção da saúde periodontal é mais fácil em pacientes tratados com alinhadores transparentes e menos lesões de manchas brancas se desenvolvem durante o tratamento.

Os alinhadores transparentes podem ser usados ​​em casos de apinhamento leve a moderado, mas deve-se ter cautela em casos complexos.

Espero que tenha gostado! RGO

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário